skip to Main Content
São João Em Casa: Saúde Em Primeiro Lugar

Estado e municípios têm medidas restritivas para evitar a propagação do coronavírus

As festas de São João não podem rimar com aglomeração. Pelo segundo ano consecutivo, não será possível arrastar pé pelos forrós, viajar para as cidades que promovem os eventos mais tradicionais, nem juntar os amigos em volta da fogueira. Mas com responsabilidade e criatividade, é possível manter a tradição e, em casa, curtir um dos festejos mais animados do Nordeste.
E alternativas para um São João animado em casa não faltam. É só preparar os quitutes típicos, decoração caprichada, afastar o sofá e dançar agarradinho com a esposa, com o esposo, com filho ou com a irmã ao som das dezenas de shows virtuais promovidos pelos artistas em seus perfis no Instagram ou canais no Youtube (veja algumas dicas abaixo). Parafraseando o famoso forró de Dominguinhos, se o Coronavírus que está lá fora quer entrar, mas quem está dentro (de casa) não sai, quem ganha é a saúde e a segurança de todos.

Quadro preocupante

Este mês, o país ultrapassou o triste número de mais de 502 mil mortes por Covid e a média móvel nacional de novos casos chegou a 73.564 por dia, alta de 25%. A Bahia atingiu 1.099.499 casos e 23.254 vidas foram perdidas para a Covid-19 desde o início da pandemia. Os números não param de crescer e, por isso, mais do que nunca é preciso que a responsabilidade em relação à contaminação pelo coronavírus seja maior que o desejo de festejar.

Estado e municípios já publicaram uma série de restrições e é preciso ficar atento. O governo do Estado publicou decreto proibindo as festas públicas de São João em todo a Bahia, independentemente do tamanho do evento, também impôs restrições ou mesmo a suspensão do transporte intermunicipal, dentre outras determinações. Ipiaú foi uma das cidades que anunciaram o cancelamento das festas ainda em maio.

As medidas têm como objetivo evitar a mesma situação do ano passado, quando houve uma explosão de casos de Covid-19 após as festas de junho. Quatorze cidades tiveram um crescimento acima de 1.000% dos casos entre os dias 23 de junho e 07 de julho 2020. Outros 178 municípios tiveram avanço de novos casos entre 100% e 1.000% no mesmo período. Além de ficar atento às medidas restritivas, é importante manter os protocolos de segurança como uso de máscara de forma correta em público, higienização das mãos e não aglomerar.

Para forrozear a noite toda em casa

O site iBahia tem uma relação completa de shows para todos os gostos que vão até o dia de São Pedro

https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/sao-joao-em-casa-confira-lista-de-lives-juninas

Para caprichar na decoração

Ideias criativas fáceis e bem em conta para fazer fogueiras artificias e balões. Lembre-se: as fogueiras estão proibidas e soltar balões que possam provocar incêndios é considerado crime.

https://br.pinterest.com/pin/52495151879186843/

https://festa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-balao-de-festa-junina-19524.html

Back To Top